Bolsa Verde: Saiba tudo sobre esse programa

O Bolsa verde é um dos programas do Governo Federal que, em primeiro lugar, ajuda pessoas em situação de extrema pobreza. Mas também representa uma iniciativa que contribui para a conservação do meio-ambiente.

ANÚNCIO

Com esse benefício é possível garantir que muitas famílias tenham um suporte financeiro para atender suas necessidades básicas e, assim, ter uma vida mais digna, ao mesmo tempo em que elas são incentivadas a desenvolver ações preventivas visando a preservação ambiental.

Bolsa Verde
O Bolsa Verde ajuda pessoas em extrema pobreza e contribui para a conservação do meio-ambiente.

Por outro lado, aproveite para dar uma olhada, também, no artigo que escrevemos sobre o Programa Bolsa Escola. Aprenda mais sobre esse benefício concedido pelo Governo Federal e, por fim, veja se você não tem direito a ele.

Bolsa Verde: O que é?

O Bolsa Verde é uma das iniciativas de transferência de renda criadas pelo Governo Federal. Esse benefício é gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA e os valores são administrados pela Caixa Econômica Federal.

Esse programa visa incentivar a preservação ambiental bem como retirar pessoas da situação de extrema pobreza, por meio de auxílio financeiro que é concedido mediante atividades que os beneficiários precisam exercer em prol do meio ambiente.

Quem tem direito a esse benefício?

Têm direito ao Bolsa Verde, qualquer família que se encontre em situação de extrema pobreza, assim como esteja cadastrada no (CadÚnico) e que também coloquem em prática atividades nas seguintes áreas:

  • Reservas federais com foco extrativista;
  • Territórios ribeirinhos;
  • Reservas federais com foco no desenvolvimento sustentável;
  • Territórios indígenas;
  • Assentamentos de ordem florestal;
  • Projetos agroextrativista;
  • Quilombolas;
  • Áreas rurais.

Como funciona?

Para fazer parte do Bolsa Verde, um responsável pelo grupo familiar precisa fazer o cadastro dos integrantes no CadÚnico e depois se inscrever para seleção. Nessa etapa, o Ministério Do Meio Ambiente vai fazer a identificação bem como o cadastramento dos interessados. O órgão possui um cadastro próprio que também inclui dados referentes a ações de preservação ambiental.

Após essa etapa, será realizada uma avaliação para saber se o grupo familiar atende todos os requisitos necessários bem como se possui a documentação comprobatória das informações fornecidas no momento do cadastro. Se o Ministério Do Meio Ambiente considerar que a família se enquadra no programa, a concessão será concretizada e a família passara a receber esse benefício.

A concessão é feita avaliando tanto as características e atividades da família cadastrada, como também características populacionais e a disponibilidade orçamentária assim como financeira da iniciativa. Logo, o órgão pode cancelar a concessão a qualquer momento, conforme achar necessário.

Quais as contrapartidas que a família precisa ter para receber?

Para receber esse benefício, o grupo familiar terá que assinar um termo de adesão. Nele, estarão especificadas todas as atividades de conservação que os integrantes precisam exercer para receber o auxílio. Ou seja, a família passa a ter um compromisso firmado com o Ministério Do Meio Ambiente.

Valor do Bolsa Verde

O Bolsa Verde tem um valor de R$ 300,00 que é repassado diretamente as famílias integrantes do programa. Após liberação, os beneficiários terão até 180 dias para sacar o valor. O auxílio é trimestral, e o acordo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Quem realiza o pagamento dos beneficiários é a Caixa Econômica Federal. Os valores são liberados conforme o Calendário de Pagamentos de outro benefício, o Bolsa Família, mas são sempre trimestrais. Para sacar o benefício concedido pelo Bolsa Verde, basta utilizar o cartão Bolsa Família ou qualquer outro cartão social que a família tenha ganho após efetuar o cadastro. O saque pode ser feito em Terminais de autoatendimento ou em:

  • Correspondentes Caixa Aqui Lotéricos bem como não lotéricos;
  • Agências bancárias da Caixa.

Para saber mais sobre o Bolsa Verde, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente. Gostou do post? Então, se você conhece alguém que pode se beneficiar, não esqueça de compartilhar esse artigo com ele.