Desemprego? Governo pode auxiliar com benefícios!

O Brasil está caminhando, lentamente, para longe da crise econômica que nos atingiu com toda força e trouxe o desemprego. Aos poucos, a economia está se recuperando e as empresas estão começando a se consolidar novamente. No entanto, muitas pessoas ainda estão sem empregos. Nesse momento, a ajuda do governo, através de benefícios, é, certamente, uma boa opção.

ANÚNCIO

Efetivamente a força de trabalho do Brasil ainda está comprometida. Porque mesmo com o novo fôlego que vem surgindo, nem todo mundo conseguiu recuperar seus postos como trabalhadores. Dessa maneira, o desemprego ainda é uma questão preocupante no cenário brasileiro.

Desemprego
Programa de benefício do governo pode ajudar pessoas em situação de desemprego.

Sendo assim, surge a indagação: como esses milhares de brasileiros desempregados estão sobrevivendo? A primeira resposta que podemos obter, são os empregos informais, os famosos “bicos”. No entanto há uma outra solução e que pouca gente conhece: os benefícios do governo. Você está nessa condição? Então, veja como o governo pode te ajudar nesse período difícil.

Benefícios para a situação do desemprego

Sabemos que quando o dinheiro falta o desespero aumenta. As contas continuam chegando e, sem perspectiva de conseguir um trabalho, muitas pessoas entram em pânico. Então, para te ajudar a respirar um pouquinho mais aliviado, o governo disponibiliza algumas opções de auxílio.

Para tanto, é necessário que a pessoa desempregada se registre no Cadastro Único da Caixa Federal e obtenha o Cartão Cidadão. Afinal, é por lá que muitos benefícios são pagos à população. Esse cadastramento é feito da seguinte maneira:

  • Vá até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua cidade;
  • Leve o CPF e o Título de Eleitor do responsável pela família;
  • Leve documentos oficiais (RG, certidão de nascimento, CTPS) de todos os moradores da casa;
  • Leve um comprovante de residência no nome do responsável pela família.

Com esses documentos, você irá solicitar o registro no Cadastramento Único. A partir daí, o governo disponibilizará algum benefício que servirá como auxílio. Portanto vamos falar especificamente sobre os mais conhecidos e que muita gente não sabe que serve como apoio aos desempregados.

Bolsa Família

O Bolsa Família é um dos benefícios sociais mais conhecidos no Brasil. O que pouca gente sabe é que ele também é disponibilizado às pessoas que não possuem emprego. O intuito do Bolsa Família, em primeiro lugar, é oferecer um mínimo de cidadania à população, garantindo a ela o direito de adquirir bens necessários à sobrevivência. Mesmo sendo um valor relativamente pequeno, pode ajudar – e muito – os necessitados.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Para as famílias que estão sem renda, é possível recorrer a esse auxílio. Efetivamente, as casas com baixo consumo de KWh (menos de 220 KWh mensais), podem solicitar uma alteração no valor da tarifa. Os descontos podem chegar até a 65% do valor total, o que ajuda a manter a eletricidade funcionando em casa.

Auxílio doença


Se machucou enquanto está desempregado e está em dúvidas se pode obter esse benefício governamental? Pois a reposta pode ser sim. Mesmo para pessoas que estão em situação de desemprego, caso tenha contribuído com o INSS até doze meses antes, ela terá direito a solicitar o auxílio doença. Ou seja: se estiver desempregado há menos de um ano, o benefício pode ser pedido.

Minha Casa, Minha Vida


Uma das maiores preocupações dos usuários do benefício Minha Casa, Minha Vida, é perder o imóvel, caso as parcelas se atrasem. Se você está desempregado e está com medo disso, se acalme. Entre em contato com o banco e explique a situação. As parcelas continuarão sendo pagas pelo governo e o débito será acrescentado ao final. Assim, quando recuperar o trabalho, poderá continuar arcando com a dívida.

O desemprego

Sabemos que o desemprego é uma situação alarmante. Mas, por enquanto, se acalme e respire. O governo poderá te ajudar por um período, de modo que você tenha condições de continuar na batalha por mais algum tempo. no site oficial da Caixa você acessa os benefícios que os programas sociais podem oferecer a você.