Empréstimo: Saiba como fazer um?

Os motivos para se necessitar de um empréstimo pessoal são inúmeros. Podemos listar alguns: dívidas, imprevistos diversos, motivos de saúde, etc. Principalmente no momento atual em que vivemos um cenário de recuperação de crise econômica.

ANÚNCIO

As necessidades financeiras da população aumentam e, por vezes, é necessário um fôlego para manter as finanças em dia. Existem algumas modalidades diferentes de empréstimos disponíveis no mercado hoje, as mais tradicionais são pessoal e consignado.

Empréstimo
As necessidades financeiras da população aumentam e, por vezes, é necessário um fôlego para manter as finanças em dia.

Obter um empréstimo é algo tentador para muitas pessoas, sobretudo para empreendedores iniciantes. De modo geral e objetivo, os empréstimos não valem a pena no cenário de abertura de um negócio. Entretanto, a depender da fase em que você está, ele não só vale a pena como é a melhor opção.

Quais são os tipos de empréstimo e como funcionam

Aqui falaremos sobre as opções mais comuns, contudo, seja qual for a modalidade esteja atento às taxas de juros.

Empréstimo Consignado:

A vantagem está na menor taxa de juros, é uma das alternativas mais em conta. Geralmente o desconto referente à parcela é feito diretamente na folha de pagamento do solicitante.

Com isso se faz necessário algum vínculo empregatício, pensão ou aposentadoria como garantia.

Empréstimo Pessoal:

É o tipo mais democrático e está aí a disposição de todos. Pode ser contratado direto nos bancos ou instituições e até mesmo pela internet. A resposta costuma ser bem ágil, mas existe uma análise de crédito que avaliará se o nome está OK junto ao SERASA e SPC por exemplo.

Havendo alguma restrição, infelizmente as chances são poucas, pois esse critério continua tendo peso para liberação de empréstimos.

Empréstimo por Penhor:

Não é tão comum falar sobre esta modalidade, você já conhecia? No Brasil, um dos bancos que atuam com essa opção é a Caixa Econômica Federal. Se o solicitante possui joias por exemplo, este bem é avaliado e o valor correspondente é dado como empréstimo.

O prazo de pagamento é negociado, bem como as respectivas taxas e para ter novamente o que foi deixando em penhor é preciso quitar a dívida.

Opções diferenciadas

Aqui vamos falar sobre outras possibilidades de empréstimo um pouco diferente das convencionais.

Antecipação de Imposto de Renda:

Após concluir a declaração de IR, sabe-se o valor que haverá ou não para restituir. Alguns bancos e instituições financeiras concedem empréstimo no valor da restituição que ainda não foi paga.

Funciona como uma espécie de adiantamento e as taxas de juros costumam ser atraentes. No entanto, atenção, pois os prazos para quitação costumam estar vinculados ao ano que a restituição será paga.

Em outras palavras, o prazo para pagamento deve acontecer no máximo dentro de 1 ano.

Refinanciamento de Imóveis:

É uma opção interessante devido ao prazo de pagamento que costuma ser extenso, dando opção de pagar o empréstimo dentro de alguns anos. Como a garantia é um bem de alto valor, o valor concedido nessa modalidade costuma ser maior, dependendo da necessidade, isso ajuda muito.

Contudo, o processo é burocrático e gera custos para o solicitante que vai deixando o empréstimo cada vez mais caro.

Refinanciamento de automóveis:

Muito similar ao financiamento de imóveis, o de automóveis segue a mesma premissa de deixar um bem como garantia. A principal diferença, está na parte burocrática que costuma ser menor e as taxas de juros igualmente mais baixas.

Conclusão:

Há muitas situações, geralmente imprevistas que levam uma pessoa a precisar de um empréstimo. No entanto, isso não deve ser motivo para desespero, afinal quem pode prever quando uma emergência financeira vai surgir?

Antes da contratação, analise as opções, faça simulações referente as parcelas e pense em como encaixá-las no seu orçamento de modo a não trazer preocupações futuras.

Se trata mais de uma questão de planejamento financeiro, para que aquisição do empréstimo solucione seu problema atual e não lhe traga preocupações no futuro.

O site Educando Seu Bolso disponibiliza um simulador incrível, que vai desde empréstimo pessoal até Investimentos de Renda Fixa, passando por financiamentos de imoveis, carros e etc. Vale a pena conferir e fazer a melhor escolha!