Empréstimo para quitar dívida: Será que vale a pena?

Muitos brasileiros têm buscado empréstimo para quitar dívida e não é para menos. Afinal de contas, o número de pessoas que está com o nome negativado só cresce ano após ano. Contudo, se você também se encontra nessa situação, saiba que é possível sair do vermelho.

ANÚNCIO

E uma das alternativas que pode considerar para reverter essa condição é fazer uma linha de crédito para quitar as dívidas à vista. Mas, é preciso analisar todos os prós e contras desse tipo de decisão. Principalmente levando em conta que, se ela for feita sem o planejamento adequado, isso irá prejudicar ainda mais a sua situação financeira.

Empréstimo para quitar dívida
O empréstimo, bem planejado, pode ser uma excelente alternativa para quitação de dívidas.

Prós e Contras do empréstimo para quitar dívida

O empréstimo para quitar dívida possui seus prós e contras assim como qualquer opção que envolve o empréstimo de dinheiro a partir de uma instituição financeira. Normalmente, essa alternativa é a melhor quando os juros das dívidas são mais altos que da linha de crédito. E não podem ser negociados com a credora.

Por outro lado, um dos contras dessa modalidade é o fato de que se você não tiver um bom planejamento, pode acabar piorando a situação. Por exemplo, vamos supor que você usou o cheque especial para quitar as dívidas, mas não conseguiu cobrir o valor dele. Nesse caso, os juros mensais dessa modalidade podem ultrapassar 20%. Ou seja, você acabará acumulando uma dívida maior ainda.

Quando o empréstimo para quitar dívida é uma boa alternativa?

Para saber se o empréstimo para quitar dívida é realmente uma boa opção, é necessário analisar o seu caso. Isso porque as condições variam de pessoa para pessoa. Em outras palavras, pode ser que para seu amigo que estava devendo no cartão de crédito, essa alternativa seja boa, mas para você nem tanto. Portanto, o ideal é que você analise os seguintes pontos:

  • Os juros da dívida podem ser negociados? Se não, os juros do empréstimo são menores?
  • A parcela da linha de crédito vai comprometer menos que 30% da sua renda?
  • Será possível arcar com a parcela do empréstimo assim como com as demais despesas do mês?
  • Qual é o prazo de pagamento do empréstimo?

De maneira geral, o empréstimo para quitar dívida vale à pena em algumas situações específicas. Por exemplo, para quem deve no cartão de crédito bem como no cheque especial, essa alternativa pode ser uma boa solução. Isso porque os juros da modalidade rotativo, assim como do cheque especial, são considerados os maiores do mercado.

Quais as alternativas para o empréstimo?

Muitas pessoas acreditam que, para conseguir quitar as dívidas, apenas o empréstimo é uma opção. Mas, existem outras alternativas. Uma delas é entrar no Serasa Limpa Nome. Este é um sistema onde você pode entrar em contato diretamente com várias empresas para negociar os valores em aberto.

Em alguns é possível conseguir descontos de até 90%, bem como parcelamentos mais acessíveis. Além disso, também é válido ver que despesas você pode reduzir para conseguir quitar o valor

Cuidados ao fazer empréstimo para liquidar dívida

Se você avaliou sua situação e viu que o empréstimo para quitar dívida é a melhor alternativa, então é melhor tomar alguns cuidados ao solicitar essa linha. O primeiro deles é ver o CET (Custo Efetivo Total) da operação. Ou seja, são todos os valores que você pagará efetivamente para conseguir o empréstimo o dinheiro.

Além disso, é importante verificar se a instituição que está oferecendo o empréstimo é confiável. Existem muitas empresas que parecem oferecer condições maravilhosas. Mas que na verdade são golpes que podem complicar ainda mais a sua vida.

Agora você sabe que o empréstimo para quitar dívida pode valer a pena, se for feito com planejamento. Então não deixe de se planejar. Assim será mais fácil regularizar a sua situação. No site do Serasa é disponibilizado um simulador onde você ganha uma noção mais matemática dos valores.