7 principais tendências para a transformação digital em 2020

Apesar de o cenário econômico atual não ser tão favorável assim, há uma certa expectativa para as tendências e transformação digital no próximo ano, 2020. Entretanto, alguns investidores revelam estar inseguros contra as mudanças no cenário.

Para o diretor-presidente da Online Data Cloud, Adriano Filadoro, a análise do cenário atual é imprescindível antes de realizar um investimento em um produto ou serviço de tecnologia.

Segundo ele “qualquer negócio pode perder competitividade e ficar para trás se as principais tendências da transformação digital forem negligenciadas” e completa “elas podem impactar tudo o que está em planejamento. A boa notícia é que não é tão difícil acompanhar os movimentos do mercado. Basta não perder o foco”.

transformação digital
Foto: (reprodução/internet)

7 principais tendências para a transformação digital em 2020

Adriano Filadoro citou as 7 principais tendências tecnológicas para o próximo ano, sendo elas:

Valorização da experiência do cliente

Para Filadoro “É necessário conhecer o cliente, seja externo ou interno, a fim de se antecipar a suas decisões, oferecendo sempre algo irrecusável. Esse quesito tende a fazer a diferença – até mais do que preço e prazo”.

Conhecer o perfil do cliente se tornou um processo muito mais comum nas empresas, a análise e a valorização de cada perfil é agora um fator decisivo para a tomada de uma importante decisão, que vai resultar na fidelidade e infidelidade dos clientes.

Transformar dados em conhecimento

“Um dado isolado não significa nada. Ele só tem valor quando transformado em conhecimento. Este sim permite tomar uma decisão mais assertiva e com mais chances de sucesso.” “[…] aquelas (empresas) que conseguem obter novos insights, estão na vanguarda dos acontecimentos”, adverte Filadoro.

Neste aspecto, mais do que juntar dados, o importante aqui é fazer esses dados se tornarem em conhecimentos que irão gerar retorno para o desenvolvimento da empresa.

Blockchain

Forte tendência que será mais bem desenvolvida em 2020. Segundo a afirmação de Filadoro, blockchain “trata-se de uma corrente de bancos de dados (blocos) em que um é conectado a outro através de um registro público (Public Ledger). Essa descentralização de registros aumenta a segurança das operações.”

Tudo como serviço

Filadoro diz que no próximo ano tudo estará em forma de serviço, como serviço de nuvem online.

Inteligência artificial

A inteligência projetada para robôs e máquinas se tornará ainda mais comum, de maneira que atividades básicas do dia a dia poderão ser executadas por serviços automatizados. Ao contrário do que pensam, máquinas não tirarão o lugar dos humanos, pelo contrário, elas podem até ajudar na melhoria do desempenho.

5G

Em 2020 as pessoas, em sua maioria, terão acesso à internet 5G, o que resultará em um acesso mais rápido, mais fácil. “Esse tipo de iniciativa permite fazer novas correlações de dados e é fundamental para questionar o pensamento institucional, além de agilizar mudanças”.

Multicloud

“Essa é uma grande tendência para 2020. As empresas deixam de depender apenas de um fornecedor de nuvem, onde seus dados e serviços são armazenados e gerenciados, e passam a contar com uma gama maior de fornecedores.”. Ou seja, haverá mais competitividade nesse cenário, fazendo as pessoas terem acesso à mais possibilidades de armazenamento.