Jipe Lada Niva recebe reestilização para 2020

Produzindo com o mesmo padrão desde 1977, o russo Lada Niva ganha novo visual na versão 2020.


O Jipe Lada Niva é um clássicos e robusto SUV off-road produzido na Rússia desde 1977 que em 2020 receberá reestilizações. O modelo virá com mudanças estéticas e de nomenclatura.

A empresa russa anunciou recentemente as mudanças no visual do veículo. E também afirmou que a versão reestilizada do Lada Niva 2020 chegará às concessionárias na próxima semana com a nomenclatura 4X4. Os valores ainda não foram divulgados, mas estima-se que permaneça na casa dos 493.900 rublos , que equivale a R$ 32.213 na cotação atual.

jipe lada niva
Foto: (reprodução/internet)

A nova versão do Lada Niva

Inicialmente, o que chama mais a atenção no novo visual do Lada Niva são os e faróis de neblina integrados ao pára-choque dianteiro em uma versão Urban. Esta é a principal diferença em comparação aos antigos modelos que trazem os pára-choques de metal no estilo dos anos 1970.

Vale destacar também os detalhes na cabine que vêm com novos comandos do sistema de ar-condicionado. São dutos mais potentes para aumentar o desempenho do sistema.

Na parte interna, o Lada Niva conta com sistema de ar condicionado controlado por botões rotativos. Um porta-luvas mais espaçoso e um porta-copos instalado no túnel do assoalho.

O modelo também recebe mudanças nos assentos que agora vêm com bancos redesenhados e equipados com aquecimento e airbag lateral. Além disso, também são acrescentados vidros elétricos comandados pelo console central.

E as mudanças ficam apenas no visual a na nomenclatura do Lada 4X4. Afinal, o motor permanece o antigo 1.7 a gasolina de 84 cv acompanha do câmbio manual de 5 marchas. Ou seja, o máximo de velocidade possível com o novo Lada Niva continua sendo de 142 km/h.

Um pouco da história do Lada Niva no Brasil

O Lada Niva chegou ao Brasil na era Collor como a primeira marca estrangeira de automóveis a ser vendida no país após a crise. Nessa mesma época o modelo Niva foi campeão de vendas, por apresentar o sistema de tração 4X4, uma característica superior ao modelo nacional da Gurgel, muito popular na época.

A partir de 1992 os veículos importados se tornaram mais populares e a concorrência fez com que 5 anos depois o Niva saísse do Brasil. No entanto, o modelo não foi extinto, mas continuou a ser fabricado na Rússia.

Recentemente, após a reestilização do modelo para 2020, o Niva atual, agora nomeado Lada 4×4, vem com muitas diferenças, quando comparado aos modelos do pass03o.

A Concorrência e a falta de peças de reposição que tirou o Niva do cenário brasileiro hoje não são mais problemas. Com o avanço da tecnologia e as micro-importações ficou mais fácil encontrar as peças raras do modelo.

Após a empresa Russa reestilizar o jipe Niva, o modelo chega no Brasil com um visual retrô e toques modernos. Como os direitos ao nome Niva foram transferidos para Chevrolet que vende o Chevy Niva, o novo modelo russo perde a antiga nomenclatura e passa a se chamar Lada 4X4.