4 produtos bancários que podem levar seu dinheiro!

O que torna as taxas de conta tão altas, são os muitos produtos 4 produtos bancários que podem estar atrelados à sua movimentação mensal. E, muitas delas, são embutidas no valor total que você paga, sem que sequer perceba. Então, o que acha de aprender um pouco mais sobre esses produtos e ver o que é possível eliminar?

ANÚNCIO

Os bancos são entidades financeiras que, como qualquer outra empresa, obtêm ganhos a partir de vendas. Portanto, para eles, é muito interessante que você tenha uma série de produtos bancários, de modo a lhes retornar em cifras. Na grande maioria das vezes, são produtos que também lhe trazem vantagens.

4 Produtos Bancários
Fique atento aos produtos bancários e cancele rápido os que não te interessam.

No entanto, nem sempre estamos dispostos – ou com dinheiro sobrando – para poder continuar adquirindo esses produtos, não é mesmo? Sendo assim, o ideal é que você consiga reconhecer quais taxas estão sendo somadas à sua comum manutenção de conta e, principalmente, como se livrar das desnecessárias.

Os 4 produtos bancários

Pacotes de transações

Como dissemos antes, é completamente natural que os bancos façam uma cobrança pela manutenção de sua conta. Contudo, o que você precisa saber, é que, muitas vezes, o valor cobrado te garante muito mais movimentações do que você realmente precisa. Aí, é claro, as taxas aumentam.

Alguns bancos oferecem o chamado “Pacote essencial”. Ou seja, como o próprio nome diz, é um pacote que prevê o mínimo possível de movimentações e, consequentemente, o valor cobrado pela manutenção desta conta, é pequeno. Em algumas entidades, chega a zero. Entretanto, normalmente, mesmo os pacotes essenciais permitem:

  • Duas transferências entre contas (do mesmo banco);
  • Dois extratos impressos;
  • Quatro saques;
  • Até 10 folhas de cheque.

Para muita gente, esse pacote é perfeito. Afinal, ele prevê algumas movimentações essenciais e em uma quantidade razoável. Perceba que nesse pacote não há nenhum dos produtos bancários que aumentam o valor da taxa de manutenção final.

Aposente o cartão de crédito

Quer diminuir os gastos com banco? Então é melhor diminuir os gastos com o cartão de crédito também. Essencialmente, o cartão de crédito está diretamente atrelado à sua conta no banco e, portanto, podemos vê-lo como um dos produtos bancários mais utilizados.

A cada vez que você faz uma compra parcela e, até mesmo, paga faturas do seu cartão de crédito, está, automaticamente, fazendo uma transação indireta com o banco. E, quando falamos em aposentar, é aposentar de verdade. O ideal, sendo assim, é cortá-lo em alguns pedacinhos e suspender esse serviço no banco. Assim você elimina essa tarifa extra.

Cheque Especial

Para quem conhece a funcionalidade desse produto bancário, só o nome faz arrepiar. Isso porque, para muita gente, o Cheque Especial pode parecer um fornecimento extra de dinheiro, como se você tivesse sempre um fundinho a mais para poder gastar. Não caia nessa armadilha! Os juros e as tarifas sobre esse produto são altíssimos.

Previdência Privada

Esse é um dos produtos bancários mais utilizados e que muita gente demora até compreender para que serve. Os serviços de Previdência Privada funcionam como uma arrecadação extra mensal, debitada de sua conta e instalada em um fundo diretamente criado para isso. Efetivamente, a Previdência Privada serve como um complemento no momento de sua aposentadoria.

Entretanto, se você não tem interesse em alimentar o fundo de sua Previdência Privada, é necessário deixar isso claro. Como muitos dos produtos bancários, esse valor pode ser acrescido como taxa em sua conta, sem que você tenha real interesse em utilizá-lo.

Os 4 produtos bancários

Se você está tendo problemas com essas 4 tarifas de seu banco, a melhor opção é ir até lá e conversar com um gerente. Através de um diálogo transparente e produtivo, vocês poderão chegar à melhor opção para ambos.

O SEBRAE criou uma plataforma oficial, onde eles ajudam a fazer uma espécie de gestão financeira de produtos e serviços bancários. Vale a pena conferir para se aprofundar ainda mais sobre o assunto.