Bolsa de Valores: Uma Oportunidade De Investir

A bolsa de valores é uma ótima opção se você pretende ter ganhos maiores com seus investimentos. Porém, também deve-se considerar que, apesar de poder ter ganhos extremos, esse tipo de investimento também pode ser arriscado. No Brasil, investir na bolsa geralmente não é algo muito comum. Falta informação aos brasileiros que ela é muito mais acessível do que parece.

ANÚNCIO

Pode-se dizer que a bolsa de valores é um ponto de encontro entre vendedores e compradores de ações. Em outras palavras, se você pretende vender uma ação, o investidor, que tiver interesse em adquiri-la, deve fazer isso através da bolsa. Dessa maneira, a principal função da bolsa é exatamente tornar toda essa situação segura. Assim você receberá pela venda das ações e o investidor irá receber as ações propriamente ditas.

Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores é um intermédio para negociar ações, podendo ser lucrativo ou não.

Investir no Tesouro Direto é nada mais que realizar empréstimos para o Governo custear alguns serviços básicos para a sociedade. Você pode começar a investir com apenas 30 reais e assim lucrará sobre essas concessões. Aprenda mais sobre como investir no Tesouro Direto.

Como funciona a Bolsa de Valores 

Ao comprar ações na bolsa de valores, você também pode ficar tranquilo quanto ao local em que elas ficarão. A CLBC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) guarda suas ações de forma 100% segura. A CBLC (empresa do grupo BM&F Bovespa) é a principal responsável pela bolsa de valores no Brasil.  

Como vimos acima a BM&F Bovespa é a principal atuante e responsável pela bolsa em nosso país. Se trata de uma junção da BM&F e da Bovespa (Bolsa de São Paulo). As outras bolsas do Brasil foram aos poucos sendo incorporadas por essa instituição. 

Cenário atual 

Atualmente, investir na bolsa de valores é um processo muito diferente do que já foi. A cena de uma sala com gritarias e movimentação não existe mais. Atualmente é possível fazer a compra de ações de forma completamente eletrônica. As negociações são armazenadas e você pode fazer a compra pela internet! Ou seja, é um processo muito mais rápido. 

A BM&F é um dos sistemas mais avançados do mundo na bolsa de valores. A negociação feita entre o investidor e o vendedor de ações é extremamente ágil por este motivo. Para se ter uma ideia, existe a alavancagem. Por ser um processo extremamente rápido, você não paga ou recebe o valor que investiu. Você já tem acesso direto ao prejuízo ou lucro de suas ações. 

Portanto, o processo de alavancagem equivale a investir o que você lucrou. Assim, é possível movimentar até 30x o valor que você investiu. Alguns investidores chegam a buscar diariamente um lucro de 4% por dia nesta mecânica. É sem dúvidas algo muito dinâmico. 

Apenas se deve levar em conta alguns fatores para conhecer de fato a bolsa de valores: 

  • O retorno pode ser muito grande;
  • As operações podem ser ágeis;
  • O processo é seguro, você recebe as ações que comprou;
  • Suas ações podem ser negociadas com outros investidores quando preferir;
  • Você está também sujeito a riscos e perdas, conforme o mercado 

Investir na Bolsa de Valores no Brasil: Por que não? 

A bolsa de valores é uma opção ótima, pois apesar dos riscos, uma boa pesquisa de mercado a torna uma renda muito vantajosa. Então, por que os brasileiros estão tão distantes de investir?  Muito se ouve sobre a bolsa, não é como se não houvesse informação. Ou seja, a verdade é que muitos ainda acham que é algo restrito, ou inacessível para a maioria de nós. E não é verdade. 

Para se ter uma ideia, menos de 1% da população de nosso país investe na bolsa de valores. Além da desconfiança, sabemos que os brasileiros não têm o hábito de poupar, e para investir na bolsa isso é necessário. O cenário nos EUA, por exemplo, é outro. Lá, cerca de 60% da população é investidora na bolsa. Você pode ter mais informações sobre a Bolsa de Valores de Nova York aqui.

Não é preciso tanto medo quanto a este tipo de investimento. Apesar de poder apresentar riscos, um investimento bem feito pode render ótimos ganhos. Por isso, para aumentar o número de investidores, a informação é um ótimo caminho. Principalmente para que os investimentos sejam corretos, e façam com que toda a população ganhe com isso.