Banco digital – facilidades ao alcance das suas mãos

A tecnologia aumentou bastante, e com ela, muitas facilidades estão disponíveis para nós. Ufa! Inclusive, quando se trata de banco digital e aplicativos financeiros. Quando pensamos em burocracia e filas enormes para resolver coisas tão simples, logo sentimos um grande alívio pela evolução tecnológica dos dias 

ANÚNCIO

Essa liberdade tecnológica está presente também quando se trata de filas no banco, cartões de crédito e pagamento de contas. Afinal, ninguém merece perder horas e horas em uma fila de banco, para fazer uma simples transferência ou depósito. 

No entanto, com a tecnologia, surgiu também a insegurança de alguns clientes acostumados com o banco tradicional. Pelo simples fato de se tratar de financeiro e de rendimentos, bem como, com as senhas de segurança dos cartões de crédito ou débito utilizados nas operações online.

Banco
Foto: (reprodução/internet)

Benefícios da tecnologia para uma vida corrida

Financeiramente falando, tempo é dinheiro! Muita gente já ouviu essa expressão, e de fato, quando perdemos tempo, perdemos também dinheiro. Com a facilidade que os aplicativos trazem, ficou muito mais rápido efetuar uma transação financeira, sem perder horas nas filas do banco, no trânsito e também, otimiza o seu tempo de produção. 

Em caso de erro humano ou erro do aplicativo ou erro do site, é possível solucionar online, sem a burocracia de pegar filas e em alguns casos, não é necessário agendar com o gerente. 

Com essa mudança no meio financeiro, alguns bancos disponibilizam tantas plataformas online e facilidades, que foi criado o Banco digital.

O que é um banco digital?

É um banco que não oferece atendimento presencial, também são chamados de bancos virtuais ou bancos 100% online. Ou seja, tudo que for necessário para ser resolvido,da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador ou aplicativos. Sem fila, sem burocracia e sem precisar sair de casa.

Diferenças entre um banco digital e um banco tradicional

Se engana quem acha que a única diferença é o formato físico do banco tradicional e a ausência dele,  no banco digital. Acredite, essa é só uma característica das tantas que existem. 

Por um lado, é bom, pois diminui as burocracias citadas anteriormente, mas, por outro lado, as contas digitais ainda têm algumas limitações, como a ausência de agências físicas.

Pois, o atendimento fica limitado para aquelas pessoas que gostam de ir ao banco conversar com o caixa. E alguns casos, existe a necessidade de conversar com olho no olho, então, esse é um ponto negativo.

Diferenças financeiras

Uma delas é a economia de taxas que o cliente pode fazer, em algumas contas digitais oferecidas não é preciso pagar nenhuma tarifa ou são cobrados valores bem menores do que nas contas tradicionais.

Mas como a nova geração está menos preocupada com essa questão e já é adepta dos aplicativos e da rapidez, isso não tem se transformado em um problema, pelo contrário, é motivo de celebração. Isso porque, enfim, é possível gastar um pouco menos com tarifas, fazer a aplicação render mais, tomar empréstimo a custos mais baixos e ter acesso a taxas de juros mais baratas.

Como é possível pagar menos com contas digitais?

Os custos baixos das contas digitais existem justamente devido ao compartilhamento de economia que esses bancos têm. Afinal de contas, não é mais necessário ter que manter uma rede de agência muito grande. 

São eliminados, portanto, gastos com agência, seguranças, ponto físico, aluguel e coisas do tipo. Então essa economia que os bancos digitais fazem, por não terem essa rede de agências, acaba sendo compartilhada com o cliente.

Além de pagar menos taxas, também não é preciso sair de casa para ir até sua agência, o que gera menos gastos com gasolina ou com estacionamento. Pode não parecer, mas já faz uma grande diferença. Sem contar o tempo que é poupado quando você pode fazer tudo pelo celular!

Bancos digitais brasileiros

Nubank

O nubank disponibiliza transferências ilimitadas e gratuitas por TED para outros bancos. Existe também a opção de fazer a portabilidade do seu salário direto na conta e realizar pagamentos pelo próprio aplicativo.

O Nubank também permite agora que sejam realizados saques em Bancos 24Horas, mas cobra uma taxa de R$6,50 para isso, independente do valor sacado. Além de transferência bancária, é possível também depositar dinheiro na NuConta. Isso ocorre por meio de pagamento em boleto bancário, que pode demorar até 3 dias úteis para ser processado. As transferências bancárias podem ser agendadas.

Neon

Para ser cliente do Banco Neon só baixar o aplicativo em seu celular e seguir os passos indicados de maneira simples e gratuita.Não é necessário aprovação de crédito. A conta é ativada quando o cliente deposita os primeiros R$ 25.

A instituição oferece um cartão de débito internacional. Também oferece um aplicativo de gestão financeira e serviços para empresas (pessoa jurídica), sendo uma alternativa para micro e pequenos empresários (PMEs).

Banco Inter

Com um aplicativo para realizar todas as transações, o Banco Inter é isento de tarifas, mesmo para transferências e saques na rede 24h. O Banco inter oferece um depósito com boleto, em que, para depositar uma quantia em sua conta, basta gerar um boleto no próprio aplicativo e pagar em qualquer casa lotérica.