Conheça vantagens e desvantagens de uma conta digital

O aprimoramento dos meios digitais facilitou muitas operações que realizamos em nosso dia a dia. Quem não ficou de fora disso foram as transações bancárias, as quais conquistaram seu espaço também nos smartphones. Hoje em dia, ter uma conta digital é a opção de muitas pessoas.

ANÚNCIO

No entanto, os bancos tradicionais ainda estão muito presentes na sociedade, afinal, se existe algo incontestável sobre eles é o prestígio. Os bancos digitais, por serem mais novos, acabam não transmitindo a mesma sensação de confiança para a maioria. Mas, hoje queremos te falar um pouco mais sobre esta alternativa e como ela pode ser vantajosa para as suas finanças.

conta digital
Foto: (reprodução/internet)

Ficou interessado pelo assunto? Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a conta digital, suas vantagens, benefícios e desvantagens.

O que é uma conta digital?

Se você é um usuário menos assíduo dos produtos e serviços que os bancos tradicionais oferecem, saiba que uma conta digital pode te atender muito bem. Os usuários desta modalidade de conta raramente vão a agências bancárias ou realizam o saque de quantias em caixas eletrônicos.

A razão principal disso é: praticidade. De maneira simples, moderna e rápida, todo o sistema de uma conta digital é operado de forma online, na palma da sua mão em um smartphone. O cadastro geralmente é rápido e o acesso só depende de uma conexão com a internet.

Conheça algumas vantagens

Como os custos com as operações digitais são bem reduzidos, por não haver muitos gastos com estrutura física, os usuários são totalmente isentos de tarifas bancárias. Mas, esta é apenas uma vantagem que uma conta-corrente digital tem sobre uma que é tradicional.

Se, eventualmente, você precisar fazer um saque, saiba que não precisará pagar nenhuma taxa para isso com uma conta digital. Por meio de parceria firmada entre instituições bancárias e a rede Banco24Horas, nenhuma taxa é cobrada.

Além disso, você conseguirá realizar todas as suas transações sem taxas. Essa, com certeza, é a maior vantagem que uma conta digital tem sobre aquelas que são tradicionais. É possível fazer transferências via TED ou DOC para contas sob a mesma titularidade ou para terceiros e pagamento de contas sem ter nenhum valor a mais cobrado por isso.

Uma outra vantagem é o acompanhamento em tempo real de seu saldo e extrato, também sem tarifas. Para facilitar o seu dia a dia, os bancos disponibilizam um cartão de débito para que você possa fazer suas compras e saques.

Existem pontos negativos

Apesar de os benefícios serem muito relevantes para o dia a dia do usuário, as contas digitais também têm seu lado negativo. A primeira delas é: só não é tarifado o serviço que é feito por algum canal virtual. Caso você tenha algum problema e precise recorrer a uma agência, poderá ser feita a cobrança pelo serviço que for oferecido.

Um outro aspecto é a ausência de talão de cheque. Tudo bem que hoje em dia o uso desse artifício está sendo cada vez menos requerido, mas algumas pessoas ainda utilizam ele. Se o usuário precisar de algumas folhas, a instituição bancária faz a cobrança por cada talão que for emitido. Os preços podem variar de acordo com cada banco.