Cartão Pré-pago: veja porque as pessoas estão aderindo

Você já ouviu falar sobre cartão pré-pago? Uma modalidade nova de pagamento, que usa um cartão comum, mas sem a função de débito ou crédito convencional. Em 2018, no Brasil, houve um aumento significativo do uso desse tipo de cartão e a expectativa é que, em 2019, as transações feitas exclusivamente por cartões pré-pago aumentem ainda mais.

ANÚNCIO

Podemos compreender que o uso dessa nova modalidade é, justamente, pela possibilidade de gerenciar melhor os próprios gastos. Afinal, o uso de cartão – seja de crédito ou de débito – ainda faz parte das preocupações de muitas pessoas. Com o cartão pré-pago, a chance de controlar seus gastos é muito maior.

Cartão Pré-pago
Cartão Pré-pago e uma modalidade nova de pagamento, que usa um cartão comum, mas sem a função de débito ou crédito convencional.

Agibank é um banco digital, que nasceu com a proposta de oferecer comodidade para quem precisa lidar com transações bancárias diariamente. Sem custos ou burocracia, ele oferece uma variedade de serviços através do aplicativo para smartphones Android e iOS, assim como também pelo seu site.

Conheça o cartão pré-pago

Ele vem se tornando uma alternativa bastante útil. Indo além da questão do controle das finanças, o cartão pré-pago pode ser uma solução viável para a sua gestão financeira. Afinal, com ele, você conseguirá gerenciar com mais facilidade os seus gargalos de gastos. Vamos explicar melhor.

O uso de cartão para realizar pagamentos já se tornou uma constante. No nosso país, a grande maioria da população já declarou preferir realizar transações com cartão, deixando de lado o uso do dinheiro em espécie. Isso significa que o mercado das operadoras está em ascensão, bem como os bancos estão se adaptando à essa preferência.

Sendo assim, entende-se que o uso dos cartões só tende a aumentar. Essa preferência, é claro, tem muito a ver com as vantagens que eles oferecem. Os cartões de crédito, por exemplo, permitem o parcelamento das compras, aliviando o orçamento mensal. Já os de débito vêm com a proposta de evitar faturas muito grandes, já que trabalham com o valor que, efetivamente, há em sua conta.

No entanto, a alternativa à essas duas opções é o cartão pré-pago. Com uma premissa que parte da mesma teoria do cartão de débito, o cartão pré-pago também é uma ferramenta com maior controle de gastos. Entretanto, seu nível de administração é muito maior.

Explicando como funciona

Para entender como ele funciona, pense em uma linha de telefone pré-pago. Você insere uma quantidade qualquer de créditos, pagando um valor por eles, e usa. Quando seus créditos terminam, automaticamente a sua possibilidade de ligar, mandar mensagens e acessar a internet é suspensa, até que seja feita uma nova recarga.

O mesmo acontece com os cartões pré-pagos. Você credita um valor a ele e pode realizar diversas transações. Quando esse valor termina, o seu cartão deixa de ser ativo, até que uma nova recarga seja realizada. Sua superioridade ao cartão de débito vem, justamente, da escolha do valor a ser creditado no cartão. Com isso, a chance de gastar todo o seu salário cai para zero.

Vantagens de usar o cartão pré-pago

Podemos fazer uma lista bastante rápida e simples, para que você entenda o tamanho da funcionalidade de um cartão pré-pago. Veja só!

  • Segurança: você não precisa mais carregar dinheiro no bolso e nem se preocupar com clonagem, caso perca seus cartões. Quando o crédito do cartão pré-pago termina, seu uso também;
  • Educação financeira: ele é uma excelente alternativa para ensinar aos jovens como gerenciar seus gastos, pois há um limite real no uso do mesmo;
  • Controle doméstico: usar o cartão pré-pago para as contas da casa pode evitar que você se enrole no orçamento mensal. Dedique uma parte de sua renda ao cartão e saiba que, com ele, você deverá arcar com todas as despesas imprescindíveis.

É para todos!

Além de todas as vantagens que já citamos – e que justificam o crescimento do uso dessa modalidade de pagamento – também devemos lembrar que o cartão pré-pago é mais acessível. Afinal, como não há possibilidade de gastos além do valor já creditado, a chance de endividamento é praticamente nula.

Com isso, mesmo pessoas com negativação no nome podem adquiri-lo. O site do Serasa eCred disponibiliza uma plataforma oficial para, seguindo o passo-a-passo, o visitante poder fazer uma análise de qual é o que mais se adapta à satisfação de sua necessidade.