Descubra Como Cadastrar a sua CNH Digital

O RG é um documento pessoa oficial usado em muitos casos. Já a CNH é um documento oficial de trânsito que é necessário e obrigatório para quem dirige algum veículo no Brasil. Mas, e quando você esquece a CNH em casa? Essa é uma das vantagens de Cadastrar a CNH Digital.

ANÚNCIO

Ao se cadastrar na CNH Digital, o motorista poderá usar o aplicativo do celular para apresentar o seu documento oficial de trânsito – mas isso vai depender da aprovação de cada cidade. E com a CNH Digital ele evita multas e não fica fora da lei ou ter que pagar multas.

Por que Cadastrar CNH Digital

Hoje em dia andar sem a CNH resulta em multa. Esse é um dos principais motivos que leva as pessoas a cadastrar a CNH Digital, já que o documento digital pode ser usado como apresentação oficial, inclusive, em batidas policiais.

E devemos ser francos, ainda que tenha um projeto na Câmara de Deputados que prevê o não pagamento de multas em caso do esquecimento da CNH, ele ainda não foi aprovado. E sim, andar sem a CNH vai resultar em prejuízos para o motorista.

O fato é que se você for pego sem a sua CNH vai ser multado. Logo, cadastrar a CNH Digital é uma alternativa muito boa ainda mais para quem tem o péssimo costume de esquecer o documento impresso em casa.

Ah, outra coisa que pode ser vantajosa para você que vai cadastrar a CNH Digital é que o app é criptografado e, além disso, necessita de uma senha de 4 dígitos, fazendo com que mesmo que perca o seu smartphone, os seus dados estarão seguros.

Cadastrar a CNH Digital

Cadastrar a CNH Digital é um processo bastante simples e que pode ser feito em poucos cliques. Considere antes de tudo que para isso é preciso ter uma CNH impressa nova, isto é, com QR Code.

O 2º passo é feito através do app da CNH Digital, que pode ser baixado gratuitamente no seu smartphone iOS ou Android. E, logo em seguida, o processo tem que ser concluído no Portal de Serviços do Denatran.

Depois desses 2 passos iniciais online, para cadastrar a sua CNH Digital, você precisará ir pessoalmente até uma unidade do Detran, que deve ser o mesmo que emitiu a sua CNH impressa.

E para terminar o cadastro da CNH Digital você só precisará ativar o app no seu celular e criar uma senha de acesso. Observe que para baixar e criar a senha será necessário o acesso a internet, mas para consultas não.

Descubra Como Cadastrar a sua CNH Digital

Quem pode cadastrar CNH Digital

Mesmo que o documento tenha muitas vantagens e benefícios nem todo mundo pode cadastrar a CNH Digital. Isso porque o documento digital é apenas para quem já tem a nova carteira de habilitação, que vem com um QR Code.

Agora, se você não tem, também vai poder cadastrar a CNH Digital desde que solicite uma 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, que virá atualizada com o QR Code fixado no verso do documento impresso.

Também é importante falar que para ter a CNH Digital, normalmente, não há custos… Porém, cabe a cada cidade (através do Detran) que é o responsável por fazer as cobranças dos documentos pessoais de trânsito.

Justamente por isso, por enquanto, cadastrar a CNH Digital não é uma atividade obrigatória para os motoristas e todos vão poder continuar usando o documento impresso como sendo oficial e necessário para dirigir.

Da redação