Educação Financeira: 6 Cursos Gratuitos

Engana-se quem pensa que para ter uma boa educação financeira precisa formar-se em Finanças. Jim Rohn foi um dos maiores empreendedores norte-americanos. Uma vez declarou: “A educação formal vai fazer você ganhar a vida. A autoeducação vai fazer você ganhar uma fortuna.”

ANÚNCIO

O que ele quis dizer é que buscar o conhecimento por conta própria, e aprender, vai te tirar da mediocridade. Sendo assim, pela internet podemos encontrar várias informações aleatórias de blogs, vídeos do YouTube e perfis de contas voltados para a educação financeira. Mas a melhor opção é escolher um curso organizado, planejado e direcionado para o seu objetivo.

Educação Financeira
Fazer o curso online e, ainda assim, fazer anotações ajuda demais a consolidar o conhecimento.

Melhores cursos de educação financeira grátis

Todavia, além de adquirir conhecimento de forma independente, sem esperar por ninguém, os cursos online são os maiores parceiros de quem trabalha fora. Pois, cuidar de crianças em casa ou mora longe de centros de capacitação não são tarefas fáceis. A única exigência é ter disciplina, já que não vai ter ninguém pressionando para concluir o curso. Então, veja nossa seleção de cursos gratuitos para iniciantes terem uma boa educação financeira:

Planejamento financeiro: das dívidas aos investimentos

Esse curso, da plataforma Udemy, foi criado por Lereno Soares (economista pela FGV e diretor da empresa Juros Baixos). As aulas têm altíssima qualidade, conta com quase 1400 alunos e não exige pré-requisitos. Surpreendentemente, alguns dos assuntos abordados são: reorganização do orçamento, desvio de fraudes, reservas de emergência e como ganhar mais dinheiro — tudo o que você precisa para começar a ter educação financeira.

Como definir preço de venda

Caso você seja um dos brasileiros que resolveu montar seu próprio negócio, esse curso pode ser útil. Pertencente a uma plataforma muito confiável, o Sebrae, ele ensina a calcular os gastos e a conhecer a margem de lucro. Desse modo, sua carga horária é somente 2 horas e pode ser concluído em até 15 dias.

Sair do Vermelho

Esse projeto do Banco Itaú tem o objetivo de fornecer opções para você equilibrar seu orçamento, poder planejar melhor seus sonhos e aumentar seus rendimentos. A preceptora é a jornalista e especialista em finanças pessoais Patricia Lages. Lages se especializou em finanças justamente por ter estado em uma situação de dívidas e dificuldades financeiras, no passado. Em resumo, o curso se resume a quatro técnicas simples, porém, salutares para sair do vermelho.

Como Planejar a Aposentadoria

Em meio a essa polêmica da Reforma da Previdência, é importante ter um plano B para a aposentadoria. Esse curso, oferecido pela FGV, vai te ajudar para definir o valor do investimento desejado para a aposentadoria. Ou seja, Planejar as despesas, elaborar um plano financeiro, conhecer os fundos de investimento, bem como os tipos de previdência.

Educação Financeira Empresarial

Finanças Empresariais possui 1 hora gratuita e para o restante das horas você teria que pagar. Mas com essa breve carga horária você pode acessar o curso em até 7 dias. Certamente irá aprender sobre muitos assuntos. Em resumo, os princípios da administração financeira, atribuições de um gestor financeiro, fundamentos da matemática financeira, entre outros conceitos importantes da educação financeira e finanças públicas.

Educação Financeira Pública

O Instituto Tecnológico do Rio Grande do Sul (IFRS) abre inscrições para diversos cursos duas vezes por ano. A inscrição para esse curso vai até o dia 31/12/2019. Ele é mais voltado para economia política, crise fiscal, sistema fiscal, formas de tributação brasileiras, políticas monetárias e fiscal do Brasil. A carga horária é de 30 horas e o público-alvo é qualquer pessoa interessada no serviço público e que queira atuar na frente de finanças.

SEBRAE

Todo empresário (iniciante ou veterano) sabe que a necessidade de planejamento é uma verdade, mas como alcançar uma organização na rotina? O curso de Gestão Financeira do SEBRAE possibilita fazer uma análise e controle das atividades financeiras da empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais certeiras e, obviamente, potencializar os resultados financeiros.