Cartão do SUS: saiba como imprimir o cartão!

O Cartão do SUS é como uma identidade pessoal que cada brasileiro tem para ter acesso a diversos serviços na área da saúde, como as consultas, agendamentos e até mesmo medicamentos. Saiba como imprimir o seu Cartão do SUS.

ANÚNCIO

Também é com o Cartão do SUS que você poderá verificar o seu histórico clínico, com os atendimentos médicos e também os horários das consultas. Cada cidadão tem um número de inscrição e, por isso, imprimir o Cartão do SUS pode acontecer em caso de perda ou roubo.

É importante entender que o Brasil oferece o atendimento gratuito no SUS, no entanto, é com o Cartão do SUS que você terá facilidade e comodidade na hora de ser atendido, inclusive, em casos de urgências. E, afinal, imprimir o Cartão do SUS é mais fácil do que você imagina.

Cartão do SUS – o que é

O Cartão do SUS é um documento que deve ser usado pelos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) para procedimentos que são realizados em todo sistema de saúde. Os serviços disponíveis com ele são: consultas, agendamentos, solicitações, medicamentos, etc.

O Cartão tem um número único de registro e todos os procedimentos médicos e clínicos de um paciente ficam registrados no número desse cartão, como as consultas, unidades de atendimento, horários, etc.

Quem ainda não tem o Cartão do SUS pode fazer um em locais indicados pela secretaria de saúde de cada cidade, sendo que é preciso apresentar documentos como RG, CPF, CNH e os comprovantes de residência.

O lado bom disso tudo é que é possível imprimir o Cartão do SUS em caso de perda ou roubo, por exemplo. A 2ª via pode ser emitida gratuitamente no Portal do Cidadão, a partir do número do seu documento pessoal, como vamos mostrar abaixo.

Imprimir o Cartão do SUS

Para fazer o Cartão do SUS, além de ir até a secretaria de saúde da sua cidade, você também pode acessar o Portal do Cidadão. Só que a finalização do cadastro vai acontecer em um posto de atendimento físico.

Para quem tem já tem o cadastro feito no Sistema Único de Saúde com um número validado, imprimir o Cartão do SUS é uma tarefa mais simples, considerando que ele já vai estar pronto e com os seus dados pessoais.

Na hora de imprimir o Cartão do SUS considere que você irá solicitar uma 2ª via do documento. E todo mundo que tenha perdido o seu Cartão Nacional de Saúde pode solicitar a 2ª via dele de forma online.

Uma alternativa para quem precisa imprimir o Cartão do SUS é usar o aplicativo que foi recentemente lançado pelo governo, o Aplicativo digiSUS, que dá acesso a várias informações do Sistema Único de Saúde.

Cartão do SUS: saiba como imprimir o cartão!

Aplicativo digiSUS

O app pode ser baixado gratuitamente no seu smartphone com sistemas operacional Android ou iOS e com ele é possível ter todos os benefícios do Cartão do SUS, como consultar as informações, evitar filas de espera, ver os atendimentos e agendamentos.

Portanto, na hora de imprimir o Cartão do SUS, considere também ter acesso ao app digiSUS que também fornece informações importantes para quem usa o Sistema Único de Saúde.

Da redação