Empréstimo Pessoal: Saiba mais sobre o assunto

Você já ouviu falar de Empréstimo Pessoal? Essa é uma linha de crédito muito utilizada pelos brasileiros, mas, que ainda gera várias dúvidas. Principalmente em relação ao melhor momento de solicitar essa alternativa. E como é possível solicitá-la sem acabar comprometendo a situação financeira.

ANÚNCIO

Assim como todo tipo de empréstimo, antes de você solicitar é necessário saber tudo sobre a alternativa. Desde os juros até o prazo de pagamento e valor de parcelas. E é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo, para assim te ajudar a ver se essa linha de crédito é a melhor opção.

Empréstimo Pessoal
Empréstimo Pessoal é uma linha de crédito muito utilizada, mas que ainda gera dúvidas.

O que é Empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal é uma linha de crédito concedida por instituições financeiras, que não necessita de comprovação de finalidade. Ou seja, você pode gastar o dinheiro como desejar, sem dizer ao Banco como. A quantia liberada será acrescida de juros estabelecidos em contrato, e precisará ser quitada dentro do prazo estabelecido. Entre as principais utilizações dessa alternativa estão:

·         Resolver uma emergência ou imprevisto;

·         Quitar dívidas em atraso;

·         Evitar o rotativo do cartão de crédito.

·         Sair do cheque especial.

Como funciona?

Você deve solicitar o empréstimo pessoal para uma instituição financeira. Em alguns casos, quando o cliente já tem um relacionamento longo com a empresa, existe um limite pré-aprovado. Ele é liberado automaticamente com a solicitação. Mas, na maioria das vezes é feita uma análise de crédito para só então o Banco liberar ou não o valor.

É necessário que o cliente assine o contrato, presencialmente ou virtualmente. Nele, estarão todas as informações da linha de crédito, desde a quantidade de juros até valor das parcelas. Uma vez que você tenha contratado e esteja com o dinheiro em mãos, deverá pagar as parcelas em dia até quitar o valor.

O valor de juros de um empréstimo pessoal geralmente varia entre 3% e 9% ao mês. Já o prazo, em média, varia de 12 a 48 meses. O valor que pode ser emprestado vai depender diretamente do seu perfil de crédito e também de como a instituição bancária que irá fornecer a linha trabalha.

Quem pode pedir um empréstimo desse tipo?

Podem solicitar um empréstimo pessoal, indivíduos que tenham mais de 18 anos de idade, RG dentro da validade (ele não pode ter mais de 10 anos desde a data de emissão) e também CPF Ativo. Além disso, é necessário que a pessoa consiga comprovar renda (via folha de pagamento ou histórico bancário) e residência (contas de água, luz entre outras).

O empréstimo pessoal é a melhor opção?

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre o empréstimo pessoal é se ele é a melhor opção. Isso vai depender diretamente das alternativas a sua disposição e do seu perfil de crédito. Por exemplo, o empréstimo consignado tende a ter juros menores. Em média eles são de 1% a 7% ao mês. Contudo não são todas as pessoas que conseguem solicitar essa linha de crédito.

Mas se você for comparar o empréstimo pessoal com o cheque especial, o primeiro é bem melhor. Isso porque a segunda alternativa pode ter juros de até 20% ao mês, e você precisa quitar o valor emprestado em até 30 dias para não acabar pagando ainda mais. Logo, é necessário analisar com calma todas as opções disponíveis para você, bem como as condições de cada uma delas, como juros, prazo e valor disponível.

Agora que você já sabe mais sobre o Empréstimo Pessoal, não deixe de se planejar caso precise solicitar um. É justamente o planejamento que te ajudará a tomar a melhor decisão e conseguir pagar as parcelas sem prejudicar sua situação financeira.

Uma boa sugestão é que, no site do Serasa Consumidor, é possível simular a melhor opção de empréstimo pessoal com parcelas que cabem no seu bolso.