BMW realiza recall no Brasil para G310 R e G310 GS

A chamada da fabricante é para a troca das pinças de freio dos dois modelos de motocicletas.


A BMW realiza recall de dois modelos de suas motocicletas para verificação e, se necessário, trocas de peças. Os modelos são o G310 R, fabricados entre 6 de abril de 2017 e 4 de julho de 2019; e os modelos G310 GS, fabricados entre 26 de outubro de 2017 e 8 de agosto de 2019.

ANÚNCIO

O motivo do recall é que as pinças de freio podem sofrer avarias devido à corrosão em locais de salinidade mais altas (como, por exemplo, em cidades litorâneas). O recall deve ser agendado com a concessionária onde foi feita a compra da motocicleta, não havendo nenhum custo para o dono. Ou seja, toda a checagem e troca das pinças será feita de forma gratuita.

bmw
Foto: (reprodução/internet)

A troca será realizada tanto nas pinças dianteiras quanto nas traseiras. No total, o recall será realizado em quase 8 mil unidades de motocicletas, sendo quase 4.600 unidades do modelo G 310 R e mais de 3.100 unidades do modelo G 310 GS.

Para que serve uma pinça de freio?

A pinça de freio, como o nome sugere, é uma das peças que compõem o freio tanto dianteiro quanto traseiro de uma motocicleta.

A BMW realiza recall devido à possível corrosão dessas pinças, que são responsáveis por apertar os discos de freio, para que ocorra a desaceleração e/ou parada completa da motocicleta.

Essa corrosão pode evitar ou dificultar o trabalho das pinças na hora desse ‘aperto’, podendo causar riscos de acidentes, além de ser necessário empreender mais força na hora de pressionar o freio para obter o mesmo resultado.

Se a sua motocicleta for de um dos modelos G310 R e G310 GS e tiver sido fabricada nos períodos descritos no início do texto, faça o agendamento o quanto antes, mesmo que sua motocicleta não apresente nenhum problema no momento.

Esse problema das pinças pode ocorrer de forma gradativa ou súbita, ou seja, pode ocorrer quando menos se espera.

Tempo médio para o procedimento

Estima-se que o procedimento de troca das pinças de freio leve, em média, duas horas e trinta minutos (2:30) para ser realizado. Esse é o tempo médio, dependendo do estado de conservação das pinças de freio. Esse prazo pode ser menor ou maior.

Para facilitar saber se sua motocicleta precisa realizar ou não o recall, a BMW liberou uma lista contendo os chassis que necessitam do recall para os dois modelos. Para o modelo G310 R, os chassis vão de R852502 até R864286. Já para o modelo G310, os chassis vão de GS R854703 até R874228.

Lembrando que esses chassis não são sequenciais. Logo, é necessário verificar o número do chassi e, também, o período de fabricação dele.

Qualquer dúvida sobre o seu chassi estar dentro dos que necessitam de recall ou não, bem como sanar qualquer outra dúvida, você pode entrar em contato com a BMW diretamente pelo site ou pelo número de telefone deles específicos para recall.

As dicas sobre o recall da BMW foram úteis? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!