Cartão de Crédito: Tenha a sua solicitação aprovada

Muitas pessoas desejam conquistar um crédito maior para poder realizar as suas compras. No entanto, não conseguem ter crédito aprovado para fazer um cartão de crédito. Um do principais fatores para que isso ocorra, é a inadimplência. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil, bateu um record de 63 milhões em março de 2019. É um número bem alto, comparado ao mesmo período de 2016. 

ANÚNCIO

A maioria dos consumidores, quando perdem as suas fontes de renda tendem a não pagar suas dívidas. No caso do Brasil, o número de desempregados aumentou substancialmente e ainda houve um aumento inflacionário nos primeiros meses do ano. Com isso, o número de pessoas com um score (pontuação) baixo, cresceu, dificultando o acesso aos cartões de crédito.

crédito aprovado

Fonte: Imagem Internet

O Score, tem uma pontuação que vai de 0 a 1.000 pontos. Quando você vai fazer a solicitação de um cartão, as financeiras analisam os seus pontos e decidem a partir daí se você será aprovado ou não. Se o consumidor tiver até 300 pontos, o risco de inadimplência é alto resultando na recusa do crédito. De 300 até 700 pontos, o risco é médio. Acima de 700 pontos, o consumidor tem acesso a créditos em qualquer estabelecimento. Quer saber como aumentar o seu Score e poder ter acesso a crédito? Confira algumas dicas:

Procure pagar as contas em dia

Um dos maiores segredos para controlar as suas finanças e não ficar com o saldo negativo no mercado é não deixar de pagá-las, ou realizar o pagamento fora do prazo de vencimento. Existem algumas atitudes simples no dia a dia que poderão te auxiliar nesse processo. Uma delas é procurar fazer uma lista com todas as contas que você tenha que pagar no decorrer do mês, isso ajuda na visualização, evitando o esquecimento.

Outra dica muito bacana, é organizá-las por graus de prioridade. Pague primeiro as contas fixas mensais e em seguida foque naquelas que têm taxas de juros maiores. Sempre que possível, pague as contas à vista. Evite fazer parcelamento em cima de dívidas. Caso ache necessário, busque por aplicativos que tenham lembretes e outros mecanismos de organização para facilitar o gerenciamento das suas contas. 

Quando as contas são pagas sempre atrasadas ou quando são feitos muitos refinanciamentos, o sistema entende que o consumidor é propenso a inadimplência e isso faz com que você perca pontos. Quando as contas são pagas de uma maneira integral e dentro do prazo, os pontos aumentam. 

Não pague empréstimos atrasados

A mesma regra das contas, vale para os empréstimos. Nessa modalidade, a situação pode ser agravada, pois muitas das financiadoras de cartões de crédito são as mesmas que realizam os empréstimos. Quando o consumidor começa a pagar as parcelas atrasadas, além de pagar juros mais altos, corre o risco de ter os seus pontos diminuídos. 

Cuidado com o nome em empresa falida

Quando uma empresa abre a falência, a situação crediária dos envolvidos pode ficar um pouco complicada. Em primeiro lugar, a justiça bloqueia os bens dos envolvidos para garantir que os funcionários ou pessoas envolvidas recebam seus pagamentos. Essa situação faz com que a pessoa não tenha acesso às suas contas até que a situação esteja resolvida. 

Dentro do esquema do crédito, isso é ruim porque o sistema entende que o empresário falido não tem recursos financeiros. Então, é impossível o acesso ao crédito sem esse tipo de comprovação. Até essa situação ser resolvida, saiba que o seu score irá diminuir substancialmente. 

Não solicite cartões em um curto espaço de tempo

Outro erro cometido pelas pessoas que desejam fazer um cartão de crédito, é ficar solicitando vários tipos de cartão em um curto espaço de tempo, acreditando que uma financeira ou outra irá aceitar a sua proposta analisando outros tipos de dados. Isso é um engano. As financeiras analisam o mesmo sistema para verificar o seu Score. O que pode acontecer é que o grau de exigência de pontos de uma financeira pode ser menor que outra. Porém, isso é raro acontecer. Geralmente, elas trabalham com um mesmo grau de exigência. 

Quando o consumidor acumula muitas solicitações, o sistema entende que ele está desesperado para conquistar créditos e isso aumenta as chances de recusa. de modo geral, quem fica tentando fazer diversos tipos de cartões, passa uma ideia de que não tem um controle financeiro. Isso ajuda a diminuir o número de pontos. 

Não acumule dívidas

Pessoas que têm dívidas acumuladas não tem acesso a crédito. Isso não é nem uma novidade não é mesmo? No entanto, separamos aqui algumas dicas para que você consiga se livrar dessas dívidas e aumentar as suas chances de voltar a ter acesso ao crédito. 

  • Saiba quais são as sua dívidas (Acesse os sites do SPC e SERASA ou procure pessoalmente unidades dos órgãos na sua cidade)
  • Separe mensalmente um valor para o pagamento dessas contas (faça isso aos poucos, caso seja necessário)
  • Renegocie as dívidas procurando diretamente as empresas as quais você está devendo
  • Controle os seus gastos de uma maneira geral

Sempre que possível, tenha contas em seu nome

Sabe aquelas contas do dia a dia como água, luz, telefone, condomínio, dentre outras? Sempre que possível coloque elas no seu nome. O motivo principal para que você faça isso, é que elas geralmente são pagas integralmente e em dia. Isso passa uma ideia de que você é um bom pagador. Então o seu Score vai lá para cima.