Cartão de crédito consignado: Entenda tudo sobre ele

Você já ouviu falar do cartão de crédito consignado? Essa é uma excelente alternativa para pessoas que desejam ter mais praticidade na hora de comprar. E também para controlar as finanças. Além disso, é possível encontrar excelentes opções de juros e taxas para essa modalidade.

ANÚNCIO

Contudo, assim como qualquer outro tipo de cartão do gênero ele precisa de atenção ao ser usado. Isso porque o seu sistema de pagamento pode acabar pegando muita gente de surpresa, quando não há um controle sobre as despesas e parcelamentos. E você vai saber mais sobre essa opção agora.

Cartão de Crédito Consignado
O Cartão Consignado é uma excelente alternativa para pessoas que desejam ter mais praticidade na hora de comprar

Já ouviu falar sobre cartão pré-pago? Uma modalidade de pagamento, que usa um cartão comum, mas sem a função de débito ou crédito convencional. Em 2018 houve um aumento relevante do uso desse tipo de cartão e a expectativa é que, em 2019, as transações feitas somente por cartões pré-pagos aumentem ainda mais.

O que é e como funciona o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado é uma alternativa para o modelo convencional. Você pode continuar a comprar à vista ou parcelado, mas, a grande diferença é em relação ao pagamento das faturas. Isso porque elas são descontadas automaticamente do holerite ou folha de pagamento.

Essa opção está disponível apenas para pessoas que atendem os pré-requisitos para um empréstimo consignado. Ou seja, servidores públicos, aposentados, pensionistas, militares assim como trabalhadores de empresas privadas que tenham convênio com a instituição financeira que oferece o serviço.

Limite, taxas, juros e muito mais do cartão de crédito consignado

De modo geral, o limite do cartão de crédito consignado é de 25 a 27 vezes sobre o valor de 5% da margem consignável. Portanto, ele varia conforme cada cliente. Já em relação ao juros, o rotativo tem em média de 3% a 5%. Esse juro é cobrado quando você não consegue pagar o valor total da fatura, e parte dela fica para o próximo mês. Entre outros diferenciais dessa alternativa estão:

  • Ele não possui anuidade, o que é um grande diferencial;
  • Você pode usar até 90% do limite do cartão de crédito consignado para saques em dinheiro;
  • Não é feita consulta do SPC e Serasa para a emissão;
  • Várias opções de bandeiras desse tipo de cartão também oferecem programas de pontos;
  • O pagamento da fatura descontar mais que 5% do valor total do seu salário (lembrando que o restante terá que se pago pelo cliente, caso não queira ter juros rotativos sobre o valor);
  • Normalmente é emitido assim que o cliente solicita o empréstimo consignado.

Principais opções de cartão de crédito consignado do mercado

Atualmente, existem várias opções de cartão de crédito consignado disponíveis no mercado. Mas, uma das mais populares é o cartão BMG. As taxas dele variam entre 3,06% a 3,96% e a bandeira é Mastercard, que dá direito do cliente participar do programa de fidelidade MasterCard Surpreenda.

O banco Inter, que é um banco digital que tem conquistado espaço no Brasil, também oferece essa alternativa. Além de não cobrar anuidade, um dos diferenciais é que você não precisa ser correntista Inter para solicitar o cartão. No entanto, é necessário ser servidor público ou pensionista do INSS para solicitar essa alternativa.

O Banco PAN também oferece essa alternativa. Um dos diferenciais dessa intuição financeira é que o cartão possibilita que você faça saques em dinheiro usando a rede Banco 24 horas. Mas, assim como o Inter, para poder solicitar essa alternativa é necessário que o solicitante seja beneficiário do INSS ou servidor público de um dos locais liberados pela instituição.

Conclusão

O cartão de crédito consignado pode ser excelente para quem precisa de uma forma fácil para fazer compras. Contudo, é importante manter o planejamento financeiro para não acabar tendo problemas. Para saber mais sobre o cartão de crédito consignado e solicitar o seu, procure o site de uma instituição financeira que ofereça esse tipo de serviço para obter todas as orientações.