Seguro de Carro Online: É Bom Fazer?

O seguro de carro online é uma solução muito conveniente nos nossos dias atuais, sempre corridos. Muitas empresas oferecem a simulação, contratação e acionamento do seguro de carro, completamente via internet. Portanto, mesmo fazendo o processo à distância, é possível contratar pacotes personalizados normalmente. Em resumo, isso acontece porque o seguro de carro online também conta com um atendimento completo assim como o serviço presencial.

ANÚNCIO

O brasileiro, no geral, não costuma contratar esse serviço de seguros. Um estudo realizado na Universidade de Oxford, em 2018, verificou que o Brasil tem a menor taxa, em todo o mundo, de cobertura pessoal por meio dos seguros. Mas entre os que são segurados, 80% são seguros de carro. Esse valor, todavia, ainda é baixo já que apenas 25% da frota está segurada. É importante que esse índice cresça, porque muitos seguros auxiliam nos danos a terceiros e isso contribui para um trânsito mais seguro e agradável para todos.

Seguro de Carro Online
Há seguros especiais para as mulheres, as quais são mais cautelosas no trânsito.

Seguro de carro online: o que cobre

Assim como qualquer outro seguro automotivo, o seguro de carro online oferta várias opções. O pacote mais barato e básico cobre: roubo e furto, incêndio, colisão, danos por alagamento e por causas naturais. Então, dependendo da sua necessidade, você precisará de mais serviços, como pessoas que trabalham viajando com o automóvel e precisam de manutenção regular. Dessa forma, os itens adicionais podem ser contratados de forma avulsa, vamos falar de alguns dos principais exemplos:

  • Conserto ou troca de faróis, retrovisores e lanternas;
  • Assistência na perda ou dano da chave do carro;
  • Serviço de reboque e troca de pneus;
  • Lavagem interna e externa do automóvel;
  • Assistência contra acidentes com outros veículos;
  • Reembolso de 100% do valor do veículo em casos de batida com perda total;
  • Carta Verde (autorização para o carro continuar protegido fora do país);
  • Proteção para equipamentos como rádio e TV;
  • Disponibilização de carro reserva

Como contratar

Em um primeiro momento, deve-se realizar uma cotação, para buscar os melhores preços. Com ela a seguradora conhecerá o seu perfil com base na avaliação dos riscos os quais você se expõe. Então, nessa cotação você deve informar seus dados pessoais, marca, modelo e ano do seu veículo, uma média de quilometragem diária e como é o local onde o carro fica estacionado.

A seguir, a companhia propõe os planos mais adequados e negocia as modificações necessárias para fechar o contrato do seu seguro de carro online. Dessa forma, caso você queira contratar o seguro mais rápido, em 60 segundos, por exemplo, você pode acessar os simuladores. Eles pedem apenas CEP, placa do veículo e e-mail para contato.

Uma novidade no mercado dos seguros online é a telemetria. Ou seja, é uma tecnologia que rastreia e monitora a distância percorrida pelo carro por rádio ou satélite. Esses dados ajudam a traçar o pacote ideal, deixando-o mais barato e fiel as suas necessidades. Entretanto, algumas startups brasileiras são completamente voltadas para o seguro de carro online e a consequência disso é menos custo operacional e mais economia para o cliente.

Além disso, muitas delas têm o diferencial de permitir que o cliente monte sua própria apólice. Experimentando os serviços dessas seguradoras online, você pode utilizar outros recursos. Como apps, por exemplo, que notificam o motorista, caso faça movimentos bruscos e ainda dão desconto para quem dirige mais suavemente.

Assim sendo, uma forma de praticar o que você leu por aqui é acessando o simulador que a Revista Autoesporte, junto com a Bidu, desenvolveu. Informe-se!