Cartões de crédito: Por que ter um?

Tido por muitos como um inimigo das finanças pessoais, na verdade os cartões de crédito pode ser seu melhor amigo! Tudo realmente dependerá da forma como administrará o uso. Contudo, ressalto que há muitas vantagens em ter este aliado sempre por perto.

ANÚNCIO

A grande sacada está em fazer um uso inteligente dessa opção. Porque ter um cartão de crédito, nos dias atuais, é algo muito benéfico. Isso se quem o possui fizer o uso com a devida responsabilidade.

Cartões de Crédito
Cartões de Crédito podem ser uma mão-na-roda, se usados com prudência e disciplina.

Em nosso site você também consegue descobrir se usar o cartão de crédito no exterior é uma opção válida. Analise com calma as informações e tome sempre a decisão mais racional possível.

Existem algumas situações de compra onde pagar com cartão de crédito é muito mais vantajoso. Sobretudo quando aquilo que está sendo comprado tem um valor muito alto para ser adquirido à vista. Descubra porque ter um cartão de crédito pode ajudá-lo a realizar muitos sonhos!

4 dicas para ter cartões de crédito e usá-los bem

Por ser uma das opções de pagamentos mais aceitas, é um recurso que deve estar presente na sua carteira. Contudo, para usá-lo bem, basta ter um pouco de disciplina e seguir algumas premissas bem simples:

  • Para compras de valor mais alto. Existe o parcelamento sem juros que é de grande ajuda quando deseja adquirir algum bem mais caro. Muitas vezes o pagamento parcelado é a opção para se conseguir realizar a compra, mas atenção, faça no menor prazo possível ok?
  • Vantagens com programas de fidelidade. Se você consegue ter o devido controle sobre suas compras, concentrar os pagamentos no cartão de crédito pode trazer vantagens. Por exemplo: acúmulo de milhas para viajar e troca por outros benefícios junto a operadora do cartão, além disso, concentrando os pagamentos fica mais fácil visualizar os gastos;
  • Atenção aos pagamentos. Sempre pague a fatura na sua totalidade, pois isso evita que suas finanças sejam prejudicadas pelo pagamento de juros. Se percebeu que gastou mais do que deveria e faltou grana para quitar a fatura, pare já e reveja o uso do cartão de crédito no seu dia a dia.
  • Cartão Adicional. Muita atenção com isso, pois no final a fatura virá integralmente para o titular (que é você) quitar os débitos! Então cartão de crédito adicional é uma questão para ser avaliada sobre para quem estará oferecendo e as necessidades, ok?

Qual é o melhor cartão de crédito?

Atualmente as operadoras de cartão tem um sistema de muito parecido de atuação, mas é possível que você avalie aquele que está mais adequado ao seu perfil:

  • Preço da taxa da anuidade;
  • Quais os benefícios reais do programa de fidelidade e se são uteis para você;
  • Se o limite de crédito oferecido vai “socorrê-lo” quando precisar usar;
  • Se o cartão é de uso nacional e internacional, para quem viaja muito pode ser um diferencial importante.

Então, na verdade não há cartão de crédito melhor ou pior, existe aquele que possui as características que vão se encaixar no seu estilo de fazer compras e principalmente no dia a dia.

Conclusão

Viu como ter um cartão de crédito pode ser de grande valia? Neste artigo vimos que se usado com responsabilidade, essa opção de pagamento pode ser a carta na manga para ganhar uma jogada. Em outras palavras, quando deseja ou precisa de algo e o dinheiro á vista não consegue atender, o cartão pode ser uma excelente solução.

Fazendo bom uso, o cartão pode ser um grande aliado para momentos de emergências ou até mesmo na realização de um sonho, quando consegue adquirir algo que desejava muito! Sem dúvidas, ter um cartão de crédito é essencial, apenas mantenha as compras dele sob seu controle.

Atualmente o mercado de cartões está com a competitividade em alta e com isso as operadoras sabem que precisa oferecer benefícios reais para os consumidores se quiserem mesmo conquistá-los. O site do Serasa te um comparador de cartões de crédito que pode te ajudar a tomar a melhor decisão. Boa sorte!