Saiba como começar 2020 sem dívidas e com uma vida financeira equilibrada.
Nem sempre as planilhas intermináveis são a solução para ficar em dia com suas finanças. Às vezes, uma boa análise do comportamento financeiro faz a diferença. Por isso, vamos falar um pouco sobre como começar 2020 equilibrado nas finanças.
O que acontece com a maioria das pessoas é o descontrole com os gastos, pois se torna muito chato ficar controlando as compras diárias. Outro inimigo é o cartão de crédito e compras parceladas que quando somadas, muitas vezes geram valores mais altos do que a renda mensal.
Gastos sem planejamento influenciam em toda a rotina, pois sem dinheiro no final do mês fica difícil fazer aquela viagem ou sair para descontrair um pouco. Assim, a rotina acaba ficando cada vez mais “pesada” e o estresse toma conta.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você começar 2020 equilibrado nas finanças e com tempo para curtir um pouco mais.
Pague as dívidas
Muitas pessoas começam a adquirir dívidas na época de Natal e ano novo, ao fazerem empréstimos e compras parceladas no cartão de crédito. O ideal é usar o 13º salário para quitar dívidas antigas, caso tenha, e começar 2020 com as finanças em dia.
Caso não tenha dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas, negocie com as empresas. Para isso, primeiramente faça um levantamento de seus débitos, depois entre em contato com as empresas para as quais deve e negocie. Com essa atitude, você evita o acúmulo de juros e pode começar o novo ano com saldo positivo.
Planeje os gastos
Não adianta pagar as dívidas, mas continuar a cometer os mesmos erros. Sendo assim, comece 2020 planejando seus gastos. Por mais tentador que sejam as promoções de final de ano, não é boa ideia gastar todo o seu 13º ou as economias no ano de forma desordenada. Portanto planeje seus gastos de acordo com suas necessidades.
Para isso faça uma lista com as despesas mais comuns e aquelas mais particulares. Veja as despesas mais comuns de final de ano:
- Roupas, alimentação e gastos com viagens no Natal e ano novo;
- Presentes para amigos, familiares ou colegas de confraternização da empresa;
- Quem tem filhos precisa pensar em: Gastos com material escolar, uniforme e mensalidade (caso estude em universidade paga ou escola particular);
- Impostos como IPTU e IPVA, caso tenha casa e veículo.
Criar esta lista com principais gastos fará com que tenha noção de quanto pode gastar. Ou seja, evitará cair na tentação de comprar tudo o que está em promoção, mesmo sem grande necessidade.
Faça compras com antecedência
Jamais deixe para a última hora, principalmente as compras de final de ano. Isso por que os preços tendem a subir na véspera de natal, então o quanto antes fizer as compras melhor será. Além disso, evitará filas em lojas ou o atraso na entrega de produtos caso compre em lojas online.
Organizar as compras com antecedência permite que faça as listas com mais cuidado e pesquise preços. Além de aproveitar as grandes ofertas e descontos de produtos e comprar aquele presente especial por um menor preço.
Escolha as melhores opções para presentear e se divertir
É normal querer dar um presente especial e fazer uma viagem dos sonhos, mas se orçamento não permitir, é preciso procurar soluções alternativas. E uma boa maneira de economizar no final de ano e começar 2020 equilibrado nas finanças é procurar presentes e atividades que caibam no seu bolso. Algumas dicas são :
- Optar por confraternizações em casa, dispensando os restaurantes e bares que geralmente são mais caros;
- Customizar e reaproveitar as roupas que já estão no seu guarda roupas, evitando gastos com novos looks;
- Usar a criatividade na hora de presentear, dando algo personalizado feito por você mesmo com um belo cartão. Além de mais baratos, muitas pessoas gostam de presentes personalizados;
- Pagar as compras sempre à vista, pois além de ganhar descontos evita o acúmulo de juros;
- Evitar usar o cartão de crédito.