Consórcio ou Financiamento: Sabe qual é a diferença?

O Consórcio ou Financiamento são duas alternativas indicadas para quem deseja comprar um imóvel ou veículo. Ambas são bastantes populares no Brasil, bem como são oferecidas por uma grande quantidade de intuições financeiras e administradoras.

ANÚNCIO

Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens. E esses aspectos precisam ser analisados antes da contratação. Isso porque, essas linhas de crédito são voltadas para públicos com necessidades totalmente diferentes, assim como também funcionam de formas completamente distintas.

Consórcio ou Financiamento
O consórcio ou o financiamento têm vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas com parcimônia.

Como funciona o Consórcio ou Financiamento?

A primeira grande diferença entre Consórcio ou Financiamento é em relação ao modo de funcionamento. No caso do consórcio, ele consiste em um grupo de pessoas que se reúne para juntar recursos para a compra de um bem ou serviço. Para isso, cada indivíduo deve contribuir mensalmente, e o grupo precisa ser administrado por uma administradora.

Em cada mês, é realizada uma assembleia e um sorteio para contemplar um ou mais participantes. Isso ocorre todos os meses até que todos sejam sorteados. Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito para poder adquirir o seu bem ou serviço. Já no financiamento você não se une a ninguém, mas entra em contato diretamente com uma instituição financeira, informando o que deseja comprar e quanto vai precisar.

Essa empresa irá fazer uma análise completa do perfil do cliente, desde sua renda, até histórico de pagador. Em caso de aprovação ela libera o dinheiro imediatamente para a pessoa, que por sua vez irá devolver o valor solicitado através do pagamento de parcelas acrescidas de juros, até que toda a quantia seja quitada.

Para quem é indicada cada alternativa?

A resposta para essa pergunta depende diretamente das necessidades de cada pessoa. Mas, de maneira geral, o consórcio é indicado para quem deseja obter o bem, seja ele móvel ou imóvel, a médio e longo prazo, uma vez que não há um prazo fixo de contemplação. Já o financiamento geralmente é indicado para quem precisa do bem a curto prazo, pois o dinheiro é liberado pouco tempo depois da aprovação.

Principais vantagens e desvantagens do Consórcio ou Financiamento

O Consórcio ou Financiamento são duas opções excelentes para quem deseja comprar um bem. Contudo, assim como qualquer linha de crédito, essas alternativas possuem suas desvantagens e vantagens. E nós separamos algumas das principais que você precisa considerar.

Vantagens

  • No consócio você não paga juros. Geralmente só são cobradas a taxa de administração da administradora, bem como a taxa de correção da inflação;
  • No financiamento você consegue o valor desejado logo após a aprovação;
  • Você pode contratar o consórcio mesmo estando negativado;
  • O valor da carta de crédito também é corrigido conforme a inflação. Ou seja, a cada ano ele aumenta e quanto mais a contemplação demorar, maior será o valor dela;
  • Você pode dar lances mensalmente para tentar acelerar a contemplação.

Desvantagens

  • Quem tem nome no SPC e Serasa dificilmente consegue aprovação no financiamento;
  • No consórcio você não tem previsão de contemplação. Você pode ser contemplado logo no primeiro mês de contratação, ou demorar anos até conseguir a carta de crédito;
  • No financiamento você precisa pagar altos juros sobre o valor emprestado. Em alguns casos a pessoa chega a pagar três vezes o valor emprestado;
  • Geralmente no financiamento você precisa dar um valor de entrada. E caso não dê, os juros sobre o valor emprestado são maiores.

O Consórcio ou Financiamento são excelentes alternativas para quem deseja adquirir um imóvel ou automóvel. E agora que você já sabe a diferença dos dois, não deixe de avaliar com calma os prós e contras de cada um para só então tomar sua decisão e ir em busca de uma administradora que possa ajudar você na aquisição do seu bem.