Consórcio: Conheça vantagens e desvantagens

Você sabe como funciona o consórcio? A verdade é que muitos brasileiros já aderiram a essa modalidade. Seja para conquistar o sonho da casa própria, bem como comprar o primeiro carro, fazer uma viagem para o exterior ou até mesmo comprar algum produto que é sonho de consumo, como uma TV 52”, um videogame, um iPhone, entre outros.

ANÚNCIO

Inclusive, essa pode ser uma boa alternativa para quem deseja adquirir um bem de valor elevado, ou fazer um investimento e até mesmo se disciplinar financeiramente. Portanto, se você deseja saber mais sobre essa modalidade de crédito, suas vantagens e desvantagens, continue aqui nesse post e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Consórcio
O consórcio consiste na união de pessoas em um grupo que é gerenciado por uma administradora.

O que é consórcio?

Antes de explicar como funciona o consórcio, é importante entender o que ele representa. O consórcio consiste na união de pessoas em um grupo que é gerenciado por uma administradora. Esse grupo possui um objetivo em comum, que é o de juntar fundos para a aquisição de um bem ou serviço, tais como imóveis e veículos.

Como funciona o consórcio?

No consórcio, esse grupo de pessoas estabelece um valor geral que cada uma deseja obter, como por exemplo, R$ 100 mil. Mensalmente, todos os participantes irão contribuir com um valor fixo para a formação desse fundo compartilhado. E a cada mês, uma pessoa é sorteada por meio de assembleia para receber uma carta de crédito no valor já estabelecido.

Além disso, os participantes também podem ser contemplados por meio de lances. Cada um pode dar um lance por mês, e quem tiver o maior também é contemplado. O valor ofertado é descontado diretamente nas mensalidades. A administradora do grupo gerencia tudo, desde o recolhimento de valores, até negociação para uso da carta de crédito.

Vantagens e desvantagens do consórcio

Saber como funciona o consórcio é o primeiro passo para quem deseja aderir a modalidade. Mas, é importante saber também quais são as desvantagens e vantagens dessa alternativa. Afinal de contas, isso pode interferir diretamente no seu planejamento, bem como te ajudará a entender se essa opção atende suas necessidades.

Vantagens

A primeira grande vantagem do consórcio é que ele não tem juros. Portanto, você não terá que pagar quase o triplo do valor contratado nas parcelas. Geralmente, as únicas taxas adicionais são de seguro, assim como taxa de administração e correção pela inflação.

Flexibilidade de contratação

Mais uma das vantagens dessa opção é que ela tem flexibilidade de contratação. Isso porque, pessoas que não conseguem comprovar renda, bem como aqueles que estão negativadas, podem contratar a modalidade e fazer o pagamento das parcelas tranquilamente.

É possível adaptar ao seu bolso

Outra vantagem do consórcio é que você pode adaptá-lo ao seu bolso. Isso porque, é possível escolher uma carta de crédito que tenha parcelas que não prejudique o seu orçamento mensal.

Desvantagens

Um dos pontos fracos dessa modalidade é que você não consegue prever a contemplação. Pode ser que você seja sorteado no segundo mês participando, ou que demore 6 anos para ser contemplado.

Não há como trocar o objetivo da carta

A não ser que você contrate uma carta sem objetivo prefixado, você não poderá trocar ele posteriormente. Por exemplo, se você contratou um consórcio imobiliário, ele não poderá ser usado na aquisição de um veículo.

É necessário comprar em empresas/marcas que aceitam a carta

Não são todas as empresas e marcas que aceitam carta de crédito na compra. Mas, geralmente a própria administradora conta com uma lista de parceiros que disponibilizam essa opção para quem deseja obter crédito para colocar seus sonhos e objetivos de vida em prática.  

Agora que você sabe como funciona o consórcio, não deixe de avaliar se essa modalidade pode realmente atender suas necessidades. Somente com planejamento é que será possível tomar a melhor decisão para adquirir o seu bem.