Consórcio de Carro: Por que fazer um?

Entender sobre consórcio de carro é extremamente importante. Pois ter preocupação com as finanças é algo comum a todos os brasileiros, ainda mais em tempos de crise. Por isso, na hora de adquirir um veículo novo, pense no consórcio de carro, ele pode ser a melhor opção para você.

ANÚNCIO

Fazer o dinheiro render e fugir do cheque especial é o desafio de boa parte das pessoas todos os meses. Por isso, é preciso pesquisar e estudar muito sobre um investimento que você deseja fazer. Assim, pensando em ajudar você, explicamos abaixo porque um consórcio de carro é uma boa opção para a compra de um veículo.

Consórcio de Carro
O consórcio é uma das melhores opções para se adquirir um veículo novo.

Os motivos para se precisar de um empréstimo pessoal são inúmeros. Alguns deles são: dívidas, imprevistos diversos, motivos de saúde, etc. Principalmente porque vivemos em um cenário de recuperação de crise econômica. Nessa matéria damos informações para ajudar a decidir se é ou não uma boa opção o momento.

Liberdade para escolher o modelo

Quando se é contemplado num consórcio de carro, é possível usar o valor da sua carta de crédito. Assim, você pode escolher o modelo de veículo que mais combina com as suas necessidades naquele momento. Ou seja, você tem total liberdade para mudar de modelo de veículo. Isso, mesmo depois de já feito uma escolha na hora da contratação do seu consórcio.

Outra vantagem do consórcio é que, além de adquirir um carro 0 km, você também pode optar por escolher um modelo seminovo. Mas com, no máximo, cinco anos de fabricação. Ainda, outra possibilidade que você tem é a de fazer a troca do tipo de bem durante o seu plano. Com isso, um consorciado pode diminuir ou aumentar o crédito da sua cota. Desde que respeitando, claro, as regras do regulamento em contrato.

Um consórcio de carro tem mais praticidade

Investir num consórcio de carro com leis e regulamentações bem estabelecidas, é garantir uma maior segurança para o destino do seu dinheiro. Assim, o Banco Central do Brasil é o responsável por regulamentar e fiscalizar este setor.

Por isso, você deve procurar uma empresa de consórcio de confiança. Ela tem que cumprir com todas as regras e determinações desse órgão. Todavia, ainda bem que no Brasil existem muitas empresas que prestam ótimos serviços de consórcio.

Invista do jeito que você pode pagar

Outro ponto positivo num consórcio de carro é que, nem há cobrança de juros, nem pagamento de um valor referente à entrada. Ou seja, as parcelas são menores e você não precisa economizar. Mas pode dar um lance para acelerar a conquista do seu carro novo.

Além disso, um consorciado também pode escolher um melhor prazo de pagamento que atende suas necessidades. Já que, há planos de 60 a 80 meses, além de grupos que já estão em andamento, com prazos menores.

Você pode antecipar sua contemplação

Muitas pessoas criticam os consórcios, pois, acham que a contemplação pode demorar anos para acontecer. Entretanto, esta também pode ser uma excelente forma de adquirir um veículo novo para quem não quer esperar. Isso porque não é preciso esperar ser sorteado para adquirir o carro.

Caso você tenha algum valor guardado, vale a pena oferecer um lance alto nas assembleias que ocorrem mensalmente. Sendo assim, vai ter a chance de antecipar a conquista do seu carro.

Fuja dos juros altos do financiamento

Os juros de um consórcio de carro, quando somados às taxas administrativas, mais o seguro, ainda apresentam um melhor custo benefício quando comparado a um financiamento de banco, por exemplo.

Outros tipos de gastos, como fundo de reserva e taxa de adesão são exigidos apenas por algumas administradoras e esse valor, ainda pode variar. Assim, realizando uma pesquisa, é possível encontrar um consórcio com um ótimo custo benefício.

Investimento a longo prazo no consórcio de carro

Um consórcio de carro é uma ótima opção para quem não tem pressa e, assim, fazer um investimento a longo prazo. Isso porque, por exemplo, um consórcio pode demorar até 7 anos e caso ao longo desses anos você queira desistir, é possível realizar o resgate desse valor pago ao final do consórcio.

Assim, agora que você já entendeu o porquê fazer um consórcio de carro, considere essa opção na hora de adquirir o seu novo veículo. O site do Serasa tem uma ótima opção para aprender mais sobre consórcio de carro, com ótimas taxas.