Taxa CDI: Entenda o que é e como investir

Ao fazer investirmos investimento, nos deparamos com siglas, como, por exemplo, a taxa CDI. Cuja função é desconhecida pela maioria das pessoas. E você sabe o que é o CDI (Certificados de Depósito Interbancário)? Abaixo explicaremos o que é o CDI e todas as informações que você precisa saber para ganhar dinheiro investindo com ele.

ANÚNCIO

Ao investir em produtos como LCI, LCA e CDB a rentabilidade, de modo geral, está sempre atrelada a um percentual da taxa CDI. Com a valorização dessa taxa, temos como consequência um maior rendimento destes produtos. Por isso, é importante entender o que é a taxa CDI, como ela funciona e porque ela é a principal referência para outros produtos financeiros.

Taxa CDI
O presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, anunciou a fusão da instituição com a Cetip para formar a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

O que é Taxa CDI?

O CDI nada mais são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras, que possuem a finalidade de transferir dinheiro entre Instituições que possuem uma reserva ou entre instituições que precisam de capital para colocar em caixa. Ou seja, o CDI é um Certificados de Depósito Interbancário e, para descobrir qual é a taxa CDI atual, é fácil, basta consultar o site da antiga Cetip, hoje B3.

Pessoas físicas podem investir na Taxa CDI?

Infelizmente não. Entretanto, isso não é um problema, pois ela é o principal índice de referência para os principais produtos financeiros de renda fixa. Assim, você pode investir no CDI, indiretamente, através deste alguns investimentos, conheça os principais abaixo:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB): Título de Renda Fixa emitido por instituições financeiras. Além de ser acessível, ele oferece vantagens como poder ser usado utilizado como margem de garantia para investir na Bolsa de Valores.
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI): Título emitido por bancos com a finalidade de arrecadar capital para financiamento do setor imobiliário. Uma das principais vantagens é que este investimento é isento de imposto de renda.
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): Título emitido por instituições financeiras para financiamento do setor agrícola. Também isento do imposto de renda.
  • Letra de Câmbio (LC): Título diferente dos demais, pois é emitido por instituições não-bancárias, também conhecidas como financeiras.

Como calcular o rendimento da taxa CDI?

Para calcular o rendimento da taxa CDI dos investimentos aos quais ele está atrelado é muito fácil. Então, para fazer esse cálculo é preciso apenas multiplicar o valor de um rendimento pela cotação da taxa atual. Sendo assim, quanto maior for o valor da taxa CDI, maior será o rendimento dos investimentos que estão atrelados a ela. Porém, é preciso lembrar que outros fatores também precisam ser avaliados na hora de escolher um investimento. Por exemplo, se ele é isento do Imposto de Renda para a LCA.

Vantagens do CDI

Entre as vantagens que as instituições financeiras usufruem ao realizar essas operações, certamente, podemos destacar:

  • A isenção de impostos, pois se trata de negócios não são tributados;
  • Segurança;
  • Rapidez; e
  • Investimentos diversificados.

Assim, para uma instituição financeira aplicar em CDIs é uma forma bastante eficiente de diversificar o número de investimentos. O capital que essas instituições financeiras usam neste tipo de investimento é originado de depósitos, uma vez que estes são realizados por seus clientes em suas contas, e que estão “parado”. Ou seja, é muito mais vantajoso para uma instituição financeira ter o rendimento destes recursos, do que manter esse dinheiro parado nas contas.

Dessa forma, outra característica da taxa CDI é que ela melhora a liquidez das instituições financeiras. Assim, diariamente uma média do número destas operações é publicada pela antiga Cetip, hoje B3. Ou seja, a taxa é referência para todas as demais operações de crédito do mercado financeiro. Por isso, ela está atrelada a produtos financeiros famosos de renda fixa, como CDB, LCA, por exemplo. Deste modo, a taxa CDI influencia, e muito nos seus investimentos.