Financiar apartamento vale a pena?

Financiar apartamento vale a pena? Com certeza, é uma das opções mais buscadas para sair do aluguel e ter sua moradia própria. A demanda por financiamento imobiliário é bem alta e nem todas as propostas são aceitas pelos bancos. Existe toda uma preparação por trás, para uma proposta de financiamento imobiliária ser aceita. Vale a pena o esforço de começar a financiar um imóvel? Uma das vantagens mais notáveis de financiar apartamento é poder obter sua própria residência, em torno de 10 anos.

ANÚNCIO

As parcelas cobradas também incluem alguns seguros, como o de morte e o de invalidez permanente. Dessa forma, os bancos também são relativamente solícitos quanto às cobranças. Eles dispõem de vários tipos de taxas de juros e de sistemas de financiamentos. Assim, a opção de financiar um apartamento na planta, por exemplo, pode ser bem lucrativa quando se consegue revender a propriedade por um valor superior depois que ficar pronta. Além disso, a burocracia para financiar um apartamento é bem menor e exige menos papelada e dor de cabeça.

Financiar apartamento
Financiar apartamento é a opção mais buscada para quem quer sair do aluguel.

Já escolheu o financiamento, mas é para uma moto? A escolha precisa ser feita com cuidado e atenção. De outro jeito você pode acabar com dívidas incontroláveis. Dessa forma, listamos nessa matéria todos os passos de como financiar uma moto e não perder dinheiro.

Os benefícios de financiar um apartamento

Alugar ou financiar é uma discussão que parece não ter fim. Mas, no fim das contas, o que vai determinar se uma opção é melhor do que a outra é o seu estado financeiro e seus anseios pessoais. Ademais, a situação econômica brasileira tem variado muito e com isso seus rendimentos também, já que os índices de desemprego são instáveis.

Você também pode ser mais exato e analisar quantitativamente. Sendo assim, é só fazer o cálculo de um determinado apartamento e comparar o aluguel dele junto com as suas taxas de financiamento do banco mais provável a fechar contrato.

Mas, de maneira geral, existem algumas vantagens do financiamento, analise-as e veja o quanto você se identifica e se isso entra no seu planejamento.

Mais garantia de planejamento financeiro

O fato de você se comprometer com uma grande instituição e saber que tem aquela dívida por anos favorece o seu hábito de economizar. Pois, dessa forma, arcar com o negócio durante esse período vai gerar uma pressão saudável. Fazendo você se manter produtivo e cauteloso com os seus outros gastos.

Maiores possibilidades de lucrar com o negócio

Passado um certo tempo, caso seja um caminho, a venda do seu apartamento pode ser feita com um valor bem maior do que o embolsado na aquisição. Então, antes de saber se financiar apartamento vale a pena, procure se na região se existem planos para a construção de shoppings ou outros empreendimentos, por exemplo, já que naturalmente geram essa valorização do local.

Autonomia ao financiar o apartamento

Quem aluga apartamento sabe o desespero quando é preciso reformar algo. É relativamente comum encontrarmos pessoas alugando um imóvel que apresente alguma infiltração nas paredes, por exemplo, e não podem fazer nada — apenas esperar pela atitude do dono da propriedade.

Variedade de opções

Encontrar um bom apartamento para alugar pode ser nada fácil. Já buscar as alternativas para financiamento é encontrar apartamentos usados, novos, antigos ou na planta. Sendo assim, uma outra possibilidade inclusive é contratar a construtora e participar na edificação do seu apartamento. Depois disso é só finalizar com móveis sob medida e tudo fica o mais personalizado possível.

Apartamento x casa: Há diferenças?

Teoricamente não. Mas temos de considerar que, se a instituição financeira dá preferência a imóveis novos, os apartamentos são bem mais prováveis de serem aceitos. Por isso, inspecionar imóvel novo é poupar com os gastos e com o tempo.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é uma instituição financeira muito confiável para financiamentos. O banco disponibiliza um tipo de financiamento totalmente voltado para imóveis novos, saiba mais.